quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Blogosfera Na Terra Dos Fernandos

Todos sabemos que a blogosfera como fenómeno mais ou menos recente tem tido um crescimento mais que exponencial e como fenómeno social tem sido objecto de diversos estudos.
Nesta rede social encontramos blogs de todos os tipos, uns melhores outros piores, realçando-se sempre, por parte dos seus criadores, a vontade de comunicar, de informar e de entreter. Independentemente da sua qualidade todos eles aproveitam a ferramenta que faz da blogosfera o sucesso que é, ou seja, a possibilidade de actualização e interligação rápida e a imediata publicação on-line.
Na Terra dos Fernandos do Sardoal, que não escapa a este fenómeno, já existiram muitos blogues, hoje existirão menos, mas perdõem-me os seus autores, apenas me quero debruçar, por agora, sobre três: o do PSD Sardoal, do PS Sardoal e o Tresbicas.
O primeiro, é minha convicção que se irá auto extinguir, pois o seu objectivo era claramente as Autárquicas 09, embora tenha surgido muito tardiamente. É um blogue que andou a definhar este tempo todo, notando-se que na sua construção tem havido muito suor (do Miguel Borges?) e pouca inspiração e imaginação. Excepção honrosa foi o post da Joana, que pessoalmente não conheço, inspirado e emotivo. O resto foram cartazes e mais cartazes, comunicados e depoimentos engasgados e rebuscados, programa e um momento cultural com o hino da campanha, canção morna que não atingiu os fins em vista que seriam os de um hino que mobilizasse, fomentasse a união, catalizador, desse força à campanha, apelativo ao voto, etc.
Não creio, portanto, que tenha pernas para continuar, pelo menos nos moldes em que foi feito: muito físico e pouco intelecto. Como, tirando as épocas, eleitorais o PSD local praticamente não existe, extinga-se o blogue. Da minha parte R.I.P. (rest in peace).
Debrucemo-nos agora sobre o do PS Sardoal. A sua página já tem alguns anos existência e tem cumprido os fins a que se destina, embora também se note muito suor mas, ao contrário do PSD Sardoal, constata-se alguma imaginação e empenho. Este blogue, de certa forma,foi uma grande ajuda na divulgação da pessoa e do nome Fernando Vasco, até então um ilustre desconhecido, e tem sido o veículo preferencial na divulgação da vida interna, local, do partido, preocupando-se em publicitar as diversas posições que o partido tomou nos vários orgãos em que tem lugar, é no fundo o jornal on line da secção do PS local. Teria muito a ganhar se deixasse de sofrer do tique estalinista do culto de personalidade pelo seu líder Fernando Vasco, agora que já não é um desconhecido, e desse mais espaço às bases. Aspecto negativo e incomprensível: durante a campanha praticamente paralisou. Será que o camarada Fernando é o único que sabe ou pode mexer no blogue?. E por culpa da campanha não houve tempo para ir blogando?. Não quero crer que assim seja.
Por fim chegamos ao campeão das audiências: o blogue pessoal do Fernando Morais, o Tresbicas, que sozinho funciona melhor que as duas secções partidárias locais juntas. São cerca de 13 500 visitas em pouco mais de 2 anos. Fernando Morais, volta e meia e por falta de tema ou "preguiça", lá vai comemorando os números mágicos alcançados, qual líder norte- coreano, em parada marcial no dia do seu aniversário. Vai acreditando, cada vez mais, que o "sonho é uma constante da vida" e que se pode concretizar (será?). É evidente que muitos, vão lá diariamente para ver se há novidades (se contabilizassem os cliques nos computadores dos serviços camarários, tinhamos uma surpresa, vejam o artigo do Expresso do sábado passado, sobre a utilização das redes sociais em serviços públicos e empresas), ficando muito desiludidos, quais vermes com falta de comida, quando não há nada ou então apanham o Fernando Morais na sua fase mais intimista (que é uma seca de abrir a boca, por mim falo).
Mas o seu a seu dono, este blogue é de facto um campeão, feito à imagem e à medida do seu autor. Cumpre plenamente os objectivos a que o seu autor se propôs: passar a imagem de homem sério, íntegro, homem que subiu na vida a pulso (será caso único?), homem de família, altruísta (!), coerente(?), competente, conhecedor e dominador dos temas que aborda e não aborda, sem vícios, vítima do facto de "estar muito à frente para a sua época e para a terra dos Fernandos", qual Calimero incompreendido e injustamente perseguidopelos "vendilhões do templo", que são todos os que discordam dele. Tudo muito bom, apenas um senão: o título que melhor se adequava ao blog seria www.fernandomoraisnoseumelhor.blogspot.com.